Alugar ou comprar, qual o melhor?

Quer saber se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para decidir qual é a melhor opção na hora de adquirir um imóvel.

Quando se trata de escolher um lugar para morar, a dúvida pode vir à tona: comprar ou alugar uma casa ou apartamento?

Com certeza, essa é uma das decisões mais importantes tomadas ao longo da vida. Isso porque os custos para ter uma casa — seja ela comprada ou alugada — são altos, e tomar a melhor decisão exige planejamento e avaliação de alguns pontos.

De imediato, podemos afirmar que existem vantagens e desvantagens envolvidas em cada opção. A seguir, mostraremos quais são elas e quais fatores precisam considerados para fazer a melhor escolha.

O que avaliar antes de comprar ou alugar um imóvel?

Para descobrir se é melhor alugar ou comprar um imóvel, o primeiro passo é buscar informação. Procure saber como está a situação econômica do país, a variação dos preços de aluguéis, se os juros para a compra de imóveis estão em alta e quais são as projeções para os próximos meses e anos.

Mais importante que tudo isso é avaliar o seu momento de vida. Como você se sente em relação ao seu emprego e por quanto tempo pretende trabalhar no mesmo lugar, por exemplo? Você tem planos de fazer a família crescer nos próximos anos?

Para aqueles que pretendem passar por transformações importantes a curto prazo, o aluguel — e a possibilidade de mudança rápida que ele oferece — pode ser a opção ideal.

Quais são as vantagens de comprar um imóvel?

Na hora de decidir entre comprar ou alugar o imóvel, é bom considerar que o proprietário de um imóvel tem muito mais liberdade para fazer reformas e pode fazer o que sua criatividade e suas condições financeiras permitirem para criar um lar como ele deseja.

Além disso, há uma certa tranquilidade em morar em um lugar que lhe pertence e ter uma propriedade que pode sofrer valorizações ao longo do tempo.

Também é possível avaliar a construção da própria casa. Os custos de mão de obra e materiais de construção podem variar bastante entre uma região e outra, mas vale a pena colocar as despesas na ponta do lápis para entender se começar o imóvel do zero é interessante.

Para facilitar a sua vida nos colocamos á disposição para te ajudar a decidir entre comprar ou alugar. Entre em contato conosco!

Compare listings

Comparar